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Como o Canal de Denúncias pode ser um instrumento de vantagem competitiva com o RH?

16 de Julho de 2025

Existe uma competição entre as empresas para atrair e reter os melhores talentos. A geração de jovens de hoje procura escolher um empregador com valores que correspondam aos seus valores.

Os funcionários também tendem a ser mais leais quando sentem que estão num ambiente de trabalho onde os seus direitos são respeitados e a ética é levada a sério.

Portanto, as empresas devem estar atentas a isso. É mais eficaz procurar formas de combater as irregularidades do que perder talentos por insatisfação.

Valorizar um ambiente ético na empresa é fundamental, no entanto, isso deve ser tangível para os colaboradores. Assim, é fundamental implementar um Canal de Denúncias externo, capaz de garantir o anonimato do denunciante e a segurança contra qualquer retaliação.

Mas, afinal, o que é um Canal de Denúncias e como implementá-lo?

O que é um canal de denúncia?

O canal de denúncias é um canal de comunicação onde colaboradores, fornecedores e demais partes interessadas podem denunciar quaisquer irregularidades que violem o Código de Ética da empresa, incluindo, por exemplo, fraude, corrupção, assédio, suborno.

5 passos para implementar um canal de denúncias

1. Código de Conduta

Desenvolver o Código de Conduta da empresa. Inclui o que é aceite ou não pela organização e como resolver conflitos.

2. Escolha do canal

O formato adotado pelas organizações para o Canal de Denúncias pode variar entre um canal externo, operado por terceiros, ou um formato desenvolvido internamente por uma equipa subordinada à gerência.

No entanto, sem dúvida, a melhor opção é um canal externo, por garantir o anonimato do denunciante.

3. Promoção do canal

É essencial que a alta liderança esteja comprometida em divulgar o canal de denúncias e o código de conduta. Sem ampla divulgação, o canal não alcançará os resultados.

Sugerimos realizar reuniões e treinos para que todos os colaboradores saibam que podem denunciar irregularidades com o anonimato salvaguardado.

O canal também deve ser divulgado através do site institucional, grupos de WhatsApp, comunicações internas periódicas, campanhas e cartazes em locais com grande fluxo de funcionários e também com pequeno fluxo, como banheiros.

4. Inquéritos internos

Após fazer uma reclamação, a empresa deve investigar os indícios de comportamento antiético denunciados e tomar as medidas necessárias.

5. Meça o resultado

Por fim, é necessário verificar a usabilidade do canal de denúncias, criando indicadores para monitorar se a solução está sendo utilizada corretamente e se as reclamações estão a ser verificadas, garantindo assim a melhoria no ambiente organizacional.

Após seguir estes 5 passos, o Canal de Denúncias pode ser um instrumento de vantagem competitiva junto ao RH da sua empresa.

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